Piratuba-SC

Piratuba é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º25'11" sul e a uma longitude 51º46'19" oeste, estando a uma altitude de 430 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 275 habitantes, mas caiu para 4.577 habitantes em 2008, segundo o IBGE.
Possui uma área de 149,741 km².
Piratuba conta com uma boa rede hoteleira e de restaurantes. Existem 14 hotéis e diversas outras alternativas de hospedagem.


História

Com a construção da Ferrovia São Paulo Rio Grande, ligando o Sul do Brasil as regiões centrais do país, no início do século XX, instalou-se às margens do Rio do Peixe o primeiro povoado. Eram operários da empresa norte-americana Brazil Railway Company, responsável pela obra da estrada de ferro. O trecho ferroviário cortando o território catarinense ao longo do leito do Rio do Peixe teve suas obras realizadas entre 1907 e 1910.
Com a conclusão do traçado a partir de 1913 várias famílias, principalmente de origem alemã e italiana vindas do Vale do Rio dos Sinos e Região do Caí - a chamada Colônia Velha Gaúcha - chegaram à Estação Rio do Peixe, dando início ao desenvolvimento da Vila Rio do Peixe, que pertencia ao Município de Campos Novos.
O pequeno vilarejo foi elevada à categoria de distrito em 1923, sendo reconhecido como município em 1948. Sua instalação com o nome de Piratuba aconteceu em 18 de fevereiro de 1949. A opção reverencia o mais antigo habitante desta região: O índio Guarani; que em sua língua, o tupi-guaraní, a denominação desta simpática cidade se traduz como abundância de peixes.

O município que por décadas teve sua economia baseada no transporte ferroviário de cargas, na exploração da madeira e na indústria frigorífica, com a estagnação dos meios acabara por inaugurar um novo período a partir de 1964, com a chegada da Petrobras, que, embora não encontrando o “ouro-negro”, descobriu um lençol de águas sulfurosas, numa profundidade de 674 metros, aflorando com a temperatura de 38,6 graus, dando início complexo termal formado pela Companhia Hidromineral de Piratuba, criada em 1975.
Os anos seguintes trouxeram o desenvolvimento do parque termal, com a implantação da rede hoteleira levando ao surgimento do turismo como base principal da economia local. Em 2001 foi inaugurado o complexo energético da Usina Hidrelétrica Machadinho.

Municípios limítrofes
Os limites do município são com os municípios de Ipira a norte, Capinzal a leste, estado do Rio Grande do Sul a sul e Alto Bela Vista a oeste.

Situada às margens do Rio do Peixe, no meio-oeste catarinense, seu relevo é predominantemente montanhoso.

TERMAS DE PIRATUBA
Turismo

Com a descoberta do lençol de águas termais sulfurosas, de ricas propriedades minerais e terapêuticas, logo se desenvolveu um balneário. Um jato de água quente de 30m de altura é a maior atração da Estância Hidromineral de Piratuba, que conta com vários hotéis, infra-estrutura de tratamento e de lazer, piscinas, quadras de esporte e acompanhamento médico, incluindo também tratamentos à base de argila, massoterapia, trilhas ecológicas e espaço para a realização de eventos. Localizada em cenário privilegiado, no Vale do Rio do Peixe, Piratuba oferece ainda a prática de trekking e passeios de barco no lago da usina hidrelétrica de Machadinho.

Cultura e eventos

Diversas festas movimentam a cidade durante o ano. Em janeiro tem a Kerbfest e a Noite do Hawai; em fevereiro, a festa de aniversário da cidade; em março, a FECAPI, a Noite Italiana e Festa do Agricultor; em setembro é a vez da Semana Farroupilha; em novembro ocorre a abertura da temporada de verão; em dezembro acontece o Baile de Reveillon e o Natal de Luz. Aos domingos e feriados, sempre às 11h, é feita uma demonstração do jato d'água, que atinge uma altura de 30m, com pressão natural.

0 comentários:

Your comment / Piratuba-SC